Canguçu, segunda-feira, 7 de abril de 2025
Menu

Vacinação contra a Influenza 2025 começa nesta segunda em Canguçu para grupos prioritários

Imunização está disponível nas UBSs, ESFs e na unidade materno-infantil; crianças, idosos, profissionais da educação e saúde, entre outros, devem se vacinar


Teve início nesta segunda-feira (7), a campanha de vacinação contra a Influenza 2025 em Canguçu. A vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do interior, nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e também na unidade materno-infantil do município, destinada a públicos específicos definidos pelas autoridades de saúde.

Entre os grupos de rotina, devem se imunizar as crianças a partir de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional e pessoas com 60 anos ou mais.

Além deles, integram o grupo especial professores da educação básica e superior, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde pública e privada, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Também devem se vacinar a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento, membros das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas e trabalhadores dos correios.

A Secretaria de Saúde de Canguçu reforça que a vacinação é fundamental para reduzir complicações, internações e mortes causadas pela gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Quem faz parte dos grupos prioritários deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levando documento de identificação e, quando necessário, comprovante da condição clínica ou ocupacional.

A campanha segue até a imunização completa dos grupos-alvo ou enquanto durarem os estoques.