“Varíola dos macacos” deixa de ser considerada emergência de saúde internacional
OMS declarou a mudança de patamar, semelhante com a anunciada sobre a Covid-19, nesta quinta-feira (11). Saiba o que isso significa:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (11) que a mpox não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O surto da “varíola dos macacos”, como era então conhecida a doença, foi considerada emergência no final de julho de 2022.
A decisão ocorre menos de uma semana após a OMS anunciar que a Covid também não é mais uma emergência sanitária global.
A mudança de status foi motivada pela tendência global de queda dos casos da doença. O alerta da OMS é feito para desencadear uma resposta internacional coordenada e desbloquear financiamento para colaboração no compartilhamento de vacinas e tratamentos.
Na coletiva em que fez o anúncio, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, lembrou, porém, que o vírus continua afetando alguns grupos específicos, como comunidades em alguns países do continente africano e pessoas que vivem com HIV e que não recorrem a tratamentos de saúde.
Quase 90% menos casos de mpox foram relatados nos últimos três meses, em comparação com o número do mesmo período anterior.
O Rio Grande do Sul chegou a registrar cerca de 200 casos de varíola dos macacos.