Canguçu, quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Menu

VÍDEO: Manoela Rios é primeira gaúcha selecionada para força-tarefa em Manaus

O Estado do Amazonas, no norte do Brasil, é o primeiro a enfrentar de perto a crise do sistema de saúde causada pelo novo coronavírus. Por lá, mais de 1,2 mil profissionais de saúde, 5,5% da categoria, já foram infectados pela doença. Para fazer frente a demanda por médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde lançou, […]


O Estado do Amazonas, no norte do Brasil, é o primeiro a enfrentar de perto a crise do sistema de saúde causada pelo novo coronavírus. Por lá, mais de 1,2 mil profissionais de saúde, 5,5% da categoria, já foram infectados pela doença. Para fazer frente a demanda por médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde lançou, no final de abril, o programa “O Brasil Conta Comigo”, que recruta e leva até Manaus, médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde. E uma das profissionais escolhidas nesse programa, a primeira gaúcha, é Manoela Rios.

Natural de Canguçu, Manoela, 25 anos, reside com a família no Bairro Camobi, leste de Santa Maria, há 12 anos. Ela se graduou em fisioterapia no Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus de Santa Maria, e terminou a residência multiprofissional em Atenção Clínica com Ênfase em Infectologia e Neurologia, na Universidade Franciscana (UFN), há pouco mais de um mês. Orientada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), ela preencheu o cadastro de profissionais aberto pelo ministério e assinalou disponibilidade para trabalhar em qualquer ponto do Brasil. Menos de quatro horas após o cadastro, o telefone tocou com uma ligação do órgão nacional. O currículo dela havia sido selecionado.

A mãe da fisioterapeuta, Ana Paula Pinto, conta que a filha teve menos de quatro dias para organizar as malas e partir. A rotina da família foi transformada e, desde a seleção, na quarta-feira passada, até a viagem, no final de semana, todos os esforços foram para Manoela.

– Foi uma decisão muito difícil. Ela disse ‘mãe, eu estudei para isso, a minha residência foi em infecto, e eu quero ir’. Então, nós abençoamos ela.

Manoela chegou em Manaus no último domingo e, nos primeiros dias da semana, passou por treinamentos e exames de saúde. Ela integra a primeira leva de profissionais selecionados, cerca de 350, de diferentes pontos do país. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo será distribuído entre os municípios de Manaus, Tabatinga, Itacoatiara e Manacaparu, todos no Amazonas. A expectativa, por enquanto, é que ela seja designada para um hospital de campanha na capital do Estado. O trabalho no atendimento direto aos pacientes deve começar na segunda-feira.

– Estamos sendo divididos em turmas e realizando capacitações, desde a colocação de EPIs até a realização de intubação e suporte ventilatório. O cenário (em Manaus) é de vida normal aqui, e isso que apavora, pois com tantos casos novos que surgem diariamente, a população, aqui, continua nas ruas. E encontramos muitas aglomerações, principalmente na fila de bancos e lotéricas. O pessoal não está respeitando o distanciamento, e ainda, alguns, sequer estão utilizando as máscaras – relata Manoela, que complementa:

– É válido ressaltar a importância de respeitar o isolamento social na nossa cidade (Santa Maria) e em tantas outras do Estado. Muitos acabam subestimando isso. O que todos falam aqui é que o Estado (Amazonas) ficou nesse caos porque as medidas de proteção foram adotadas muito tarde.

RECONHECIMENTO
Ana Paula conta que a família tem recebido o incentivo de amigos e conhecidos pelas redes sociais. Nesta semana, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, entrou em contato com eles, agradecendo o trabalho da jovem.

Manoela também foi citada em um vídeo já teve mais de cinco milhões de visualizações na internet (veja abaixo). Nele, um funcionário da companhia aérea Gol, que fez o transporte de parte dos profissionais convocados, agradece a dedicação dos médicos presentes no voo. O quarto nome citado pelo funcionário é o de Manoela, que estava naquele avião.

– Ela é uma pessoa muito humana, ela tem um carisma muito grande e gosta muito, de fato, tem um carinho muito grande pelo paciente. Eu acho que ela foi realmente escolhida por Deus para essa missão lá – diz a mãe, Ana Paula. (Colaborou Chaiane Appelt).

*Matéria publicada originalmente no jornal Diário de Santa Maria RS (clique e confira na íntegra)