Estado chega ao menor número de abigeatos desde 2010
Segundo as autoridades, investimento em inteligência e integração entre as forças de segurança foram os principais fatores
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), o abigeato teve em abril o menor índice da série histórica, que iniciou em 2010. No mês passado, foram 246 ocorrências, menos da metade das registradas em abril de 2016, ano em que foi criada, pelo governo gaúcho, uma força-tarefa para combater os crimes. Na comparação com abril do ano passado, a queda supera os 37%.
A melhora é atribuída a um crescente investimento em inteligência e capilaridade das forças de segurança nas diversas regiões do Estado. A Polícia Civil e a Brigada Militar iniciaram forças-tarefas para combater o roubo de gado há sete anos, e desde então seguem melhorando os índices deste e de outros crimes nas zonas rurais.
Na Região Sul há a Operação Agro-Hórus, coordenada pelo CRPO Sul, que na sua 37ª edição, já apreendeu mais de 33 toneladas de carnes e produtos impróprios para consumo, além de diversas ações de patrulha e averiguação para coibir abigeatos na zona rural dos municípios da região.