Governo do RS anuncia chamamento de 1,3 mil servidores da segurança
Chamamento de policiais civis depende de aprovação de projeto de lei complementar. Confira quais grupos serão chamados:
O governador Eduardo Leite detalhou nesta segunda-feira (27), em coletiva no Palácio Piratini, o Projeto de Lei Complementar que prevê a prorrogação da validade de concursos públicos no Estado por um ano, suspendendo a contagem do prazo de 19 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2021. Com o encaminhado do PLC à Assembleia, o governo anunciou um cronograma para o chamamento de 1.331 servidores da área da segurança pública.
Desse total, apenas o chamamento de policiais civis depende da aprovação do PLC. O início da reposição de servidores está previsto para abril, quando serão chamados 431 agentes e técnicos superiores Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e 100 bombeiros. Com o reforço dos efetivos, Leite afirmou que o objetivo é retirar os policiais militares da segurança dos presídios.
O impacto na folha de pagamento será de 434,6 milhões de agosto de 2023 a dezembro de 2026. O governador anunciou a formatura, no dia 21 de abril, de 677 soldados da BM. O grupo deverá reforçar o policiamento nas ruas em abril.