Alerta: Site de leilão fraudulento está se passando por portal da Receita
Tribunal de Justiça alerta que quadrilhas costumam utilizar nome, logotipo e informações de instituições para dar golpes. Confira como se proteger:
Um site de leilão fraudulento se passa pelo portal oficial da Receita Federal, usando o nome, fotos e logotipo do órgão público, mas não é reconhecido pelas autoridades brasileiras. A página falsa, com o endereço “receitafederal.org”, simula ofertas e lances feitos pela Receita. Inclusive, nas imagens dos produtos, por exemplo, usando o logotipo do Leão.
Como a Receita realiza leilões com bens e mercadorias apreendidas durante operações, o site falso utilize os mesmo produtos ofertados.
Normalmente quando se pesquisa por “leilão da receita” no Google, sites semelhantes são os primeiros resultados. Eles seguem um mesmo padrão, fingindo ser o portal oficial do Fisco.
Como evitar leilões fraudulentos
1 – Desconfie de sites de leilões que não tiverem a extensão “.br” .
2 – Verifique no site se há menção ao(s) leiloeiro(s) responsável(is) e certifique-se se o mesmo está cadastrado na Junta Comercial de seu estado, onde poderá checar seus dados, como número de registro, endereço, entre outros.