Cachorrinha alvo de maus tratos é adotada em Canguçu
Um caso de maus tratos chocou os canguçuenses na sexta-feira (25). Conforme testemunhas, uma cachorrinha estava sendo maltratada por um homem nas proximidades do calçadão da sinaleira, quando o mesmo foi flagrado pela Fiscalização Ambiental e após contido pela Brigada Militar enquanto atava o animal em um saco com pedras. O autor foi encaminhado à […]
Um caso de maus tratos chocou os canguçuenses na sexta-feira (25). Conforme testemunhas, uma cachorrinha estava sendo maltratada por um homem nas proximidades do calçadão da sinaleira, quando o mesmo foi flagrado pela Fiscalização Ambiental e após contido pela Brigada Militar enquanto atava o animal em um saco com pedras. O autor foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Canguçu e a cachorra recebeu cuidados médicos. E, para a surpresa de todos, também foi adotada, ainda na sexta.
Nova casa
Em decorrência da violência que sofreu, a cachorrinha que tem 2 meses ficou bastante assustada e foi encaminhada para a ONG Morena Flor. Quando chegou, não queria sair do colo, estava com muito medo. Conforme relatos, logo no começo da manhã, ela recebeu o lado médico sobre sua condição de saúde, tomou banho, fez vacina e vermífugo. Após o atendimento, um senhor assinou o termo de adoção e ela foi morar em sua nova casa.
Durante o atendimento médico, a pequena recebeu carinho e atenção da médica veterinária Rafaela Fonseca, das funcionárias da clínica veterinária que realizou o laudo, a Renata Ney e a Tuane Cunha. O final feliz desta história também é de responsabilidade da técnica veterinária Sandra Moreira, que atua na causa animal há mais de uma década.
O novo tutor decidiu adotá-la após o episódio de violência por ter se encantado pela filhote. A cachorrinha, agora, está sendo cuidada e passou a morar em um sítio, no interior do município.
Como denunciar
Conforme a Lei 9605/95, é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Atos como estes, estão sujeitos a punição com detenção, de três meses a um ano, e multa.
Atualmente em Canguçu, existem duas formas de efetivar denúncias de maus tratos aos animais. Em primeiro momento, principalmente para casos de urgência, o caminho indicado é a Brigada Militar, através do contato 190. Também é possível informar as autoridades por meio do contato da Ouvidoria da Prefeitura (clique aqui e acesse o contato de WhatsApp) ou no site, pelo mesmo direcionamento da Ouvidoria. As denúncias podem ser anônimas, em ambos os casos.
Para ficar informado sobre as notícias de Canguçu, acesse nossos grupos de WhatsApp.