Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Instituto Semear promove ações contra a pedofilia e erotização infantil em Canguçu

A Equipe do Instituto Semear de Canguçu promoveu, neste mês, a iniciativa “Todos Contra a Pedofilia e Erotização Infantil”, no município. Uma série de ações de conscientização alusivas ao Maio Laranja, uma campanha denominada “Faça Bonito” que ocorre em todo território nacional para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes. Entendendo o Maio Laranja […]


A Equipe do Instituto Semear de Canguçu promoveu, neste mês, a iniciativa “Todos Contra a Pedofilia e Erotização Infantil”, no município. Uma série de ações de conscientização alusivas ao Maio Laranja, uma campanha denominada “Faça Bonito” que ocorre em todo território nacional para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Foto: Instituto Semear

Entendendo o Maio Laranja

Foto: Instituto Semear

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.”

Instituto Semear

O Instituto Semear realiza ações não apenas nesse período, mas contínuo atendendo famílias conscientizando pais e mães da importância de ensinar seus filhos a se proteger. Preparados Para Defender Crianças e Adolescentes dentro das leis federais vigentes bem como em decreto municipal “Criança Protegida” decreto Nº 9.0 67 /2022 que determina o cumprimento das leis federais já existentes de proteção da criança e Adolescentes contra a Erotização Infantil, Abuso Sexual e Moral.

Foto: Instituto Semear

O decreto foi elaborado pelo Dr Guilherme Shelb especialista em proteger e defender nossas crianças. Ele é autor de vários livros palestrante e conferencista como também mentor do Instituto.