Jovens canguçuenses embarcam à Bagé para prestarem serviço militar
Após feriado de Carnaval, cerca de 42 canguçuenses embarcaram para Bagé, onde irão servir ao Exército Brasileiro. Os novos soldados cumprem o alistamento obrigatório e neste momento estão a caminho do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Cerca de 90 jovens com aptidão física e mental foram convocados a comparecerem ao Ginásio Municipal de Esportes de […]
Após feriado de Carnaval, cerca de 42 canguçuenses embarcaram para Bagé, onde irão servir ao Exército Brasileiro. Os novos soldados cumprem o alistamento obrigatório e neste momento estão a caminho do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Cerca de 90 jovens com aptidão física e mental foram convocados a comparecerem ao Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu, nesta manhã, a fim de ingressarem no Serviço Militar. Durante o evento, os organizadores foram chamando os nomes de 42 soldados para se direcionarem ao ônibus que os conduziu à cidade de Bagé.
Após esta seletiva, os familiares presentes fizeram suas despedidas e regressaram aos seus lares. Enquanto os jovens foram orientados sobre a viagem, prevenção contra a covid-19 e os procedimentos a serem realizados após a chegada unidade do Exército Brasileiro.
Trabalho desempenhado
Conforme a Constituição de 1988, todos os brasileiros são obrigados a realizar suas inscrições no Serviço Militar. O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
Ao serem convocados ao trabalho no Exército Brasileiro, os novos soldados tem o papel de atuar pela defesa do país em operações terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República.
A unidade operacional de Bagé, para onde os soldados de Canguçu se dirigem, tem a função de atuar pela segurança, operações ofensivas e defensivas, realizar formação de: cabos e soldados mobilizáveis, sargentos temporários; oficiais temporários da Arma de Cavalaria e do Serviço de Intendência. Além disso, também tem a possibilidade de sediar estágios para médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários.