Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Morador de Canguçu descobre golpe de estelionato e faz alerta para a população

Um leitor entrou em contato com a redação do Canguçu Online na manhã desta quarta-feira (8) para contar sobre uma tentativa de golpe que quase sofreu. De acordo com ele, na segunda-feira à noite um senhor intitulado “Sílvio”, entrou em contato por volta das 21h em nome de uma construtora muito famosa, querendo contratar os seus […]


Um leitor entrou em contato com a redação do Canguçu Online na manhã desta quarta-feira (8) para contar sobre uma tentativa de golpe que quase sofreu.

De acordo com ele, na segunda-feira à noite um senhor intitulado “Sílvio”, entrou em contato por volta das 21h em nome de uma construtora muito famosa, querendo contratar os seus serviços publicitários de carro de som, através das rádios e jornais em Canguçu e toda a região para ser divulgado um processo de recrutamento de pessoas para vagas de emprego. Ele optou por recusar e não fazer a propaganda para a suposta empresa.

Depois disso, ele contactou alguns amigos para entrarem em contato com a tal recrutadora e investigarem a situação. Por fim, se certificaram que se tratava mesmo de um golpe.

Ele conta que a partir daí, um dos amigos dele acabou recebendo a proposta. E a oferta era “irrecusável”, pois mostrava muitas vantagens, onde o indivíduo conseguia o emprego de forma imediata, salário alto, boas condições de serviço e inúmeras facilidades. Porém, isso tudo tinha um preço, eles exigiam um “curso” de capacitação, onde a pessoa interessada deveria pagar o valor de R$ 350 para ter o “diploma”. A partir de quando o indivíduo pagasse essa quantia no outro dia ele já poderia começar a trabalhar.

Consequentemente, esse amigo do nosso interlocutor recusou a proposta e ameaçou denunciar os tratantes e em seguida foi bloqueado pela falsa agência.

Então, quero salientar muito para as pessoas não cairem nesse golpe das falsas vagas de emprego que estão sendo anunciadas na internet ou via SMS. Se oferecerem essas oportunidades, fiquem de olho e não depositem nada. Pois empresa nenhuma pedirá uma taxa, ainda mais sendo tudo de forma virtual, nada presencial, mostrando muita facilidade, salários altos, boas condições de serviço e inúmeras vantagens para os futuros empregados. Me preocupo em avisar, pois daqui a pouco se aproveitam da fragilidade de uma pessoa que está desesperada por um serviço, precisando muito de um emprego e acabar caindo nesse golpe, perder dinheiro e não ter o serviço. E hoje em dia esses golpes são muito bem elaborados, realmente a pessoa pode cair mesmo. Pois é muito real.

Disse o leitor à redação do Canguçu Online.

O golpe do falso emprego é um dos mais comuns e é enquadrado como estelionato.

De acordo com o artigo 171 do código penal: Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de um a cinco anos, além do pagamento de multa.

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização:

1) obtenção de vantagem ilícita;

2) causar prejuízo a outra pessoa;

3) uso de meio de ardil, ou artimanha,

4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios