Moradores do condomínio Bela Vista pedem socorro e declaram situação de caos
***Matéria atualizada às 17h49Após a postagem da matéria na tarde desta segunda-feira (11), diversos leitores que são moradores do condomínio Bela Vista entraram em contato com a reportagem e relataram ainda mais histórias envolvendo violência e tiros que presenciam quase que diariamente no local. A reportagem do Canguçu Online recebeu na manhã desta segunda-feira (11), […]
***Matéria atualizada às 17h49Após a postagem da matéria na tarde desta segunda-feira (11), diversos leitores que são moradores do condomínio Bela Vista entraram em contato com a reportagem e relataram ainda mais histórias envolvendo violência e tiros que presenciam quase que diariamente no local.
A reportagem do Canguçu Online recebeu na manhã desta segunda-feira (11), pelo menos duas ligações de moradores do condomínio Bela Vista no bairro Vila Nova que pedem desesperadamente a ajuda das autoridades e da promotoria para que tenham o mínimo de segurança e dignidade para continuarem vivendo no local.
De acordo com esses moradores que pediram sigilo total de suas identidades, o local está cada dia mais entregue a violência e ao tráfico de drogas, que de acordo com esses moradores, já dominou completamente os condomínios. Um dos moradores relatou à reportagem que até um tiroteio foi ouvido na noite deste domingo (10) em um dos blocos de apartamentos, leia:
– Não sei mais a quem recorrer para pedir ajuda aqui em Canguçu sobre essa situação caótica destes apartamentos, até com o prefeito já fui falar! Entendo e sei que polícia faz seu trabalho ao prender esses meliantes, mas o problema todo é que em pouco tempo já estão todos novamente na rua e de volta aos apartamentos dominando tudo de novo. Moro há alguns anos aqui e posso dizer que a situação está insustentável! Não podemos deixar nossos filhos saírem no pátio do condomínio, pois tem adolescentes de 13, 14 e 16 anos vendendo e comprando drogas livremente. Jovens garotas de 12 e 13 anos aqui já estão se prostituindo e colaborando significativamente no tráfico de drogas e nas bocas de fumo instaladas dentro e fora dos apartamentos. Posso me arriscar e dizer que tem várias bocas de fumo dentro dos apartamentos, algumas funcionam até nos corredores dos blocos. Eu já vi gente comprando e vendendo drogas na porta do meu apartamento e tive que pedir licença para poder entrar e sair da minha casa.
Nesta madrugada (segunda 11) entramos em pânico dentro de casa, pois simplesmente por volta de 1h iniciou um tiroteio aqui há poucos metros do nosso apartamento, ouvi pelo menos uns 6 disparos. O lugar virou uma disputa por pontos de vendas de drogas e pessoas de facções de outras cidades que estão cada vez mais se instalando por aqui, invadindo apartamentos e fazendo de tudo para intimidar e ameaçar quem mora nos imóveis para que abandone suas casas. Trabalho fora e quando chego em casa, já entro de cabeça baixa e não olho pra ninguém, pois sempre tem jovens aqui nas entradas e corredores trabalhando de olheiros, cuidando e monitorando o movimento aqui. A maioria com celulares nãos mãos e a gente vê perfeitamente quando estão apontando o aparelho para filmar e fotografar as pessoas, é horrível, vivemos acuados como se nós fôssemos os errados! – relatou um morador
Veja imagens em portas e paredes do edifício que foram atingidas pelos tiros:
Outro morador relatou à redação que o fluxo de carros e motos, principalmente na madrugada é intenso no local. O leitor conta que carros de luxo vão até o local e que muitas vezes o motorista nem desce, já é abordado e recebe a droga pelo vidro do carro, faz o pagamento e vai embora. O homem contou que não podem nem se quer abrir as janelas do imóvel ou ficar nas janelas para olhar ou ver o movimento da rua, pois estes dias sua esposa ao limpar um vidro precisou se expor e o casal teve a janela quebrada por uma pedra que foi lançada. Leia o relato:
– Morar aqui é uma verdadeira prova de fogo, não sabemos se vamos sobreviver até o outro dia ou ao sairmos de casa para o trabalho. Aqui tem gente armada, traficantes, bocas de fumo e violência todo dia. Muitos conhecidos aqui já abandonaram suas casas e foram embora, confesso que só não abandonamos tudo também por quê com o que ganho todo mês, não consigo bancar um aluguel e sustentar minha família. Chamar a polícia aqui não resolve mais, os policiais vem aqui e eles (bandidos) fogem, disfarçam e se escondem, e se forem presos, não demora muito para estarem de volta e quem sabe até colocar em perigo quem falou ou denunciou algo.
O sonho virou pesadelo
– Lutamos muito para conseguir adquirir este apartamento aqui com a Caixa, aguardamos o sorteio e quando fomos contemplados, ficamos muito gradecidos e na esperança de ter uma vida digna e segura com nossa família. Pagamos em dia nossas prestações do imóvel, pagamos também nossas contas e impostos, e o que se vive aqui hoje, é praticamente um cárcere privado. Por medo e segurança, não deixamos nossos filhos brincarem no pátio que é direito deles também por pagarmos para viver aqui. Evitamos sair de casa a noite e permanecemos a maior parte dos dias dentro do apartamento com medo de sair, e termos nossa casa arrombada e saqueada por bandidos.
Eu só peço de coração aberto que olhem por nós aqui. As pessoas desta cidade enxergam este condomínio como um problema crônico ou lugar de abrigo para bandidos, mas aqui vivem pessoas de bem, que tem sonhos e planos, e que lutam diariamente para viver com dignidade e com o mínimo de segurança possível.
SOCORRO, nos ajudem aqui, estamos gritando por SEGURANÇA – relatou um morador do Condomínio Bela Vista.
Assista aos vídeos registrados por moradores do condomínio Bela Vista durante o tiroteio que deixou as pessoas em pânico:
ENVIE A SUA NOTÍCIA:
WhatsApp: (53) 9-8418-6890 (clique)
Facebook: https://facebook.com/CangucuOnline
E-mail: jornalismo@cangucuonline.com.br