Canguçu, domingo, 19 de janeiro de 2025
Menu

Rio Grande do Sul volta a bater recorde de ano mais seguro da história com redução de indicadores criminais em 2024

Apresentados por Eduardo Leite, os índices mostram que 2024 superou 2023 e Estado teve melhor resultado em décadas


A segurança pública do Rio Grande do Sul tem demonstrado nos últimos anos que é possível reduzir ainda mais seus indicadores, tornando o Estado uma referência de integração e planejamento. Os dados divulgados nesta sexta-feira (17/1) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a presença do governador Eduardo Leite, comprovam que a estratégia adotada pelo governo gaúcho está no caminho certo e 2024 é comprovadamente o ano mais seguro de toda a história. Com queda nos principais crimes, os resultados de 2024 superaram os índices obtidos em 2023.

Nos crimes contra a vida, destaca-se a redução dos latrocínios. Em 2024, o número de roubos seguidos de morte caiu 33% em comparação com 2023, passando de 42 para 28 casos. Esse resultado reflete diretamente o esforço no combate a crimes contra o patrimônio, como o roubo de pedestres e de veículos.

O roubo a pedestres teve redução de 42% ao longo do ano, o que representa diminuição de 10 mil ocorrências em relação ao ano anterior. Já o roubo de veículos apresentou retração de 36%, com diferença de 1,3 mil casos entre 2023 e 2024.

“Pelo segundo ano consecutivo, temos o ano mais seguro da série histórica, com 2024 quebrando o recorde de 2023. Tivemos redução em todos os indicadores: homicídios, latrocínios, feminicídios e também nos crimes contra o patrimônio. Sabemos que ainda existem problemas, mas é incontestável que estamos no melhor caminho. E é inegável, o Rio Grande do Sul é um Estado mais seguro e a gente vai seguir nessa toada para garantir um Rio Grande próspero e em paz nas ruas”, afirmou Leite.

Fonte: Governo do RS