Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

VÍDEO: suposto caso de racismo é registrado na Ciena

Durante o segundo dia de evento da Ciena, realizado na última sexta-feira (21), testemunhas relataram um suposto caso de racismo. O acontecimento teria sido registrado no Ginásio Municipal de Esportes durante uma apresentação. O Canguçu Online conversou com várias fontes sobre o assunto. Assista ao vídeo  O Canguçu Online contatou a Secretaria de Educação que […]


Durante o segundo dia de evento da Ciena, realizado na última sexta-feira (21), testemunhas relataram um suposto caso de racismo. O acontecimento teria sido registrado no Ginásio Municipal de Esportes durante uma apresentação. O Canguçu Online conversou com várias fontes sobre o assunto.

Assista ao vídeo 

O Canguçu Online contatou a Secretaria de Educação que informou: “houve uma denúncia, seguimos o regulamento da Ciena e as demais providências serão tomadas pelas autoridades competentes.”

A secretária da pasta, Fernanda Barbosa, ainda informou sobre possíveis punições. “A escola não foi punida por dois anos e nunca se falou nisso. Inclusive, a escola recebeu premiação ontem, conquistou várias medalhas.”

Registro na Delegacia

A Polícia Civil também falou sobre o ocorrido.

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

“Na noite de ontem os organizadores e a comissão avaliadora do Ciena, juntamente com as mães de alunos de uma escola que participava do evento estiveram na Delegacia de Polícia. Segundo relatos dos envolvidos, durante a apresentação de uma escola que tratava de temática negra, uma criança de 9 anos, de outra escola teria tido imitado um macaco.

Uma das avaliadores identificou a criança e chamou a organização do evento para discutirem uma possível punição para a escola da criança que cometeu o ato. O representantes dessa escola também ficaram insatisfeitos com uma possível punição da Escola e protestaram.

Diante os fatos o envolvidos foram encaminhados à Delegacia para registro.”

Grupo de dança

Familiares do grupo de danças acusado publicaram uma nota sobre o caso, confira na íntegra.

“Que grupo lindo, que apresentação divina.
Meus pequenos vocês estavam lindos, mereciam tudo de mais lindo nesse dia e nessa noite de ontem, mas infelizmente por uns julgamentos errados e sem provas, vocês foram desclassificado da 35° Ciena.
E as manhãs e tardes de ensaio com frio, chuva e calor, vocês estavam lá para ensaiar e chegar o grande dia vocês darem tudo de si.
Mas, infelizmente, por um ato que tenho certeza que não tiveram maldade, saíram da Ciena e acredito que estavam em ótima colocação.
Mas espero que essas pessoas que fizeram essas acusações sem prova sejam punidas.
Por que só quem é mãe sabe o quanto dói ver um filho chorando e passando mal como ontem, tendo que ir parar no hospital de tanto chorar e tendo crise de ansiedade.
E sem dizer que ontem falaram que nossa invernada da escola não vai poder participar da Ciena por 2 anos.
Queremos justiça. Queremos respostas. Meu desabafo.”