Saiba o que muda com a Carteira de Identidade Nacional
Decreto com as alterações deve ser publicado no final de junho, quando as novas carteiras de identidade vão começar a ser emitidas no Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou na sexta-feira (19) que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) não contará mais com o campo referente ao sexo. Outra mudança é que não haverá distinção entre nome social e o do registro civil. A ideia do governo é tornar o documento mais inclusivo. Os dois espaços haviam sido inseridos pela última gestão do governo.
O decreto com as alterações deve ser publicado no final de junho. Depois da oficialização, as novas carteiras de identidade já serão emitidas conforme este modelo.
Na carteira de identidade há um único número (CPF), além de data, local de nascimento, nacionalidade, data de emissão e validade. Há, ainda, um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento.
As Carteiras de Identidade atuais continuarão valendo como documento de identificação, porém, novas vias só serão emitidas na forma da Carteira de Identidade Nacional (CIN).