Vento muda, sol retorna e nível do Guaíba começa a recuar
Alvo de enchentes nos últimos dias, Guaíba baixa o nível com maior velocidade nesta quinta (28)
O vento Sul foi o vilão para a alta enorme do Guaíba, que causou a maior cota de cheia no Cais Mauá na quarta-feira (27) desde a enchente de 1941. Nesta quinta (28), o vento passa a soprar de Leste a Nordeste no Norte da Lagoa dos Patos, o que vai ajudar no recuo do nível na capital.
O vento intenso, associado a um ciclone extratropical, foi determinante para que o nível das águas no Guaíba saltasse de 2,80 metros para 3,18 metros em menos de 24 horas, levando ao primeiro transbordamento no cais por cota acima de 3 metros desde a enchente de setembro de 1967. Confira imagens divulgadas pela Metsul Meteorologia durante a tarde de quarta-feira:
AGORA | Imagens aéreas com drone mostram a enchente do Guaíba na orla de Porto Alegre. 📷 Joel Vargas/Governo do Rio Grande do Sul pic.twitter.com/jKQhCrYBDS
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 27, 2023
Com a mudança no vento, o nível do Guaíba começou a baixar na madrugada desta quinta. Os dados indicaram, perto de 1h da manhã, um nível de 3,00 metros. Já às 4h, já havia um novo recuo para 2,94 metros.
A previsão marca sol com nuvens em Porto Alegre nesta quinta. Já em Canguçu, a temperatura varia entre 12ºC e 17ºC com tempo firme.
Fonte: Metsul Meteorologia.